São João Calábria

 "...A Obra é para os tempos actuais..."

Somando os dias...

no dia 01/01/2017, quatro jovens fizeram a primeira profissão religiosa...

Ano Vocacional...

A não-violência: estilo de uma política para a paz

Cantinho do Economato

No CF-04/2015, refletimos sobre um dos pontos da carta circular do Papa Francisco, a Colaboração com a Igreja local. Neste número 01/2016 vamos reflectir sobre o último ponto desta carta, que é a Formação, tudo isso faz parte dos passos que devemos dar como Delegação.

 

Formação
O documento também defende uma formação econômica para garantir opções missionárias inovadoras e proféticas. Confiar a uma só pessoa – por exemplo, o ecônomo da instituição – a responsabilidade exclusiva gerou um desinteresse pela economia dentro das comunidades.
 
Isso provocou uma perda do contacto com os custos da vida e os cansaços que a gestão supõe. Da mesma maneira, lamenta-se uma falta de formação dos ecônomos para acompanhar as novas instâncias.
 
Por último, o dicastério vaticano confirma que as orientações do Papa Francisco servem para viver evangelicamente a dimensão econômica e impulsionar a missão da Igreja no mundo.
 
"A Igreja não é uma ONG", disse o Papa no Rio de Janeiro. No entanto, é uma instituição terrena que administra hospitais, orfanatos e doações, entre outros recursos. Seu serviço aos mais necessitados requer eficácia e responsabilidade.
 
Esta sempre foi a concepção de São Vicente de Paulo (1581-1660), santo da caridade, que confirmava que não há caridade que valha sem uma boa organização.

Uma cópia deste documento foi dada a todos no encontro dos gestores de 07/08/2015.

Passos que devemos dar como Delegação

 

O ECD enviou um subsídio guia para elaboração do planeamento e uma carta orientadora para a criação de conselhos em 20/12/2015. A comunidade que não recebeu deve manifestar-se para lhe ser enviada.

Mais uma vez relembramos todos os irmãos e em primeira mão aos superiores das comunidades e actividades, lá onde os conselhos não foram ainda criados que até 15 de Março de 2016 nos apresentem os nomes dos membros para os conselhos.

Temos de dar estes passos, porque nós próximos dias vamos começar a abordar as comunidades/actividades para a formação dos conselhos de como planear…, fazendo o uso do guia enviado, que é a síntese do que até ao momento temos como orientação por parte da Congregação e da Igreja. Empenhemo-nos nisto, irmãos.

Está em... Home Missões Cantinho do Economato