São João Calábria

 "...A Obra é para os tempos actuais..."

Somando os dias...

no dia 01/01/2017, quatro jovens fizeram a primeira profissão religiosa...

Ano Vocacional...

A não-violência: estilo de uma política para a paz

SAUDAÇÕES PÁSCOAIS DO CASANTE à família Calabriana

"Páscoa de Cristo: ser misericordiosos como o Pai"


padre miguelQueridos irmãos e irmãs de Calabriana família, por ocasião da celebração da santa Páscoa endereço a todos vós a minha saudação fraterna com o desejo de que os santos mistérios celebrados nestes dias encontrem aceitação e realização real em nossas vidas.
O Senhor vem a nós com o poder da sua cruz, morte e ressurreição de abrir-nos ao seu amor misericordioso, dando-nos a vida nova que brota da Sua Páscoa. É um evento extraordinário que toca profundamente a nossa vida cristã e consagrada em viver a alegria de radicalidade evangélica e calabriana.

Pensando, meditando e contemplando o evento pascal, neste ano de misericórdia está em meu coração o convite de Jesus "Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso" (Lc. 06, 36). Não é simplesmente uma frase ou slogan para ser repetido; é um programa de vida para meditar e viver profundamente neste ano jubilar. Pessoalmente, e eu acredito que todos vocês, sentimos a necessidade de fazer uma viagem interior que nos leva a uma verdadeira experiência do Pai da compaixão e perdão.
Esta experiência não pode simplesmente surgir a partir da ressurreição de Cristo, que, no mistério da sua paixão, morte e ressurreição nos mostra e nos permite tocar o amor misericordioso do Pai. Um amor que perdoa, cura e nos enche de alegria fazendo-nos seus amigos, redimido pelo Seu sangue precioso: "Ninguém tem maior amor do que dar a vida pelos seus amigos ..." (. Jo 15,13) .

Nosso carisma de reavivar a fé em Deus, Pai providente, materializar-se concretamente no rosto misericordioso do Pai. Don Calabria escreveu: "A partir desta santa colina, a Providência irradia sua luz, faz ouvir a sua voz, chamando para meditar, para refletir sua beleza, bondade e misericórdia para todos" (Don Calabria, 26-11 -1931).


A Misericórdia, no pensamento de Don Calabria, significa uma nova criação, porque Deus não iria "jogar" os seus filhos no lixo. Ele, como o oleiro nos remodela e nos recria. O Pai não tem vergonha de nossas fraquezas e fragilidades, mas as palpa com suas mãos, na verdade, ele leva-os para si. Deus está proximo do homem, porque Ele ama o que está perdido, o que não é visto, o que é marginalizado, fraco, exausto, insignificante. Ele deseja quebrar os grilhos das nossas vidas e mostrar-nos o seu amor, a sua proximidade com a sua graça.

Se quisermos descrever um gesto como misericórdia presente na espiritualidade calabriana, pensemos de uma mãe com os braços abertos, que cuida do seu filho; um amor que cuida. Nada escapa ao seu olhar, porque ele se parece com olhos de ternura. Sua voz chama continuamente a todos com bondade e compaixão. Também a Misericórdia tem projectos e designos especiais para o tempo actual e amadurecer-los na dor, nas perseguições e provações da vida quotidiana. Ela nunca pára, mas sempre se movendo para aqueles que abrem o coração; Ele é infinito, sem limites para poder atingir todos.
Numa sociedade globalizada, constantemente ameaçado pela violência e situações marginais, onde as palavras "misericórdia", "cuidar", "tornar-se", "Perdão", "gratuidade", "ternura", "compaixão", são frequentemente substituídos por interesses pessoais, o ganho, poder e arrogância, que tornou-se convencido de que o livre, doação e solidariedade não tem mais espaço no coração do homem nos olhos e mãos.
Nós, membros da Família Calabriana, através da profundidade e da experiência do Pai que vem da Ressurreição de Cristo, somos chamados a fazer a diferença, indo contra a corrente com esta maneira de pensar e agir que segue os métodos ditadas por este mundo e não aos critérios do evangelho.

Temos de levar o nosso coração a periferia do mundo. Um coração cheia de misericórdia e compaixão, um coração capaz de amar o homem com todas as suas misérias, sem medo e parar de julgar superficialmente aparências. Esta é a nossa missão fundamental, para mostrar e testemunhar a Paternidade de Deus para o mundo. Somos chamados a curar feridas com o óleo da consolação eo vinho da esperança, amarrando-os com misericórdia e solidariedade.


Um coração que faz experiência de misericórdia e trabalha com misericórdia. tocado em toda a sua profundidade, pode haver conversão para assemelhar-se mais e mais para o coração de Jesus e, portanto, têm seus próprios sentimentos.
Nós abrimos nossos corações para os pobres, congratulamo-nos com a misericórdia as diferentes realidades e situações de pobreza, de mostrar o amor misericordioso do Pai! "Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso."
O Senhor ressuscitado nos faz o dom de viver a alegria de um amor que é continuamente renovada e re-criou à Sua Páscoa e nos torna cada vez mais sensível e compassivo. Lembro-me de todos vós nas minhas orações. Ore por mim. O Senhor vos abençoe.


Feliz e Santa Páscoa!


P. Miguel Tofful

 

Está em... Home Notícias Notícias da Congregação SAUDAÇÕES PÁSCOAIS DO CASANTE à família Calabriana